Vacinação


vacinacao.jpgAs vacinas tornam as pessoas resistentes a infecções e infestações de doenças porque mantêm o seu sistema imunológico (sistema natural de defesa) alerta. As vacinas utilizam os mesmos agentes causadores das doenças, só que mais fracos, o que leva o organismo a reagir, produzindo anticorpos eficientes em combater tais doenças. Desta forma, se um dia a pessoa vacinada vier a entrar em contato com aqueles vírus ou bactérias, seu corpo os reconhecerá e estará pronto para atacá-los, evitando contaminação.

Além de proteger a vida e a saúde da pessoa imunizada, a vacinação protege também toda a sociedade, pois impede a propagação de epidemias, erradicando graves doenças.

O calendário de vacinação é bastante intenso para crianças de até 6 anos, que são imunizadas contra uma série de doenças, mas esta forma de proteção também se estende aos adultos e idosos:

Todas as vacinas necessárias para a proteção de crianças e adultos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.

 

Atenção:

- Caso você tenha perdido a dose de uma das vacinas não há necessidade de recomeçar a série inteira de imunização, mas é preciso procurar se imunizar o quanto antes.

- Pessoas que não sabem se foram ou não imunizadas contra determinadas doenças são consideradas vulneráveis e por isso devem ser vacinadas.

- Crianças e adultos com febre de até 38ºC, diarréia, tratamento antibiótico, doentes ou desnutridas podem tomar vacina.


Dúvidas mais frequentes com relação à vacinação

 

sicak video

film izle

sicak video

Film izle

film izle