Bicicletas


bicicleta
O uso de bicicletas como meio de transporte cotidiano torna-se cada vez mais freqüente nas grandes cidades. A possibilidade de reduzir o caótico trânsito gerado pelos automóveis e de amenizar a poluição do ar (assim como a poluição sonora e visual) são uns dos grandes benefícios que a utilização da bicicleta traz. Além das óbvias melhorias sociais, o uso da bicicleta também permite que o usuário leve uma vida mais saudável e afastada do sedentarismo.
Segundo Código de Trânsito Brasileiro, compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: “planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas” .

A crescente procura por meios de transportes alternativos decorrente da alarmante situação de locomoção nas grandes cidades explicita o fato de que é uma necessidade do governo assegurar a expansão de linhas cicloviárias. A lei Nº 14.266 que criou o sistema cicloviário na cidade de São Paulo, buscou fortalecer o uso de meios de transporte sustentáveis, regulamentando a construção de áreas próprias para circulação e parada de bicicletas.

 
Ciclovias: 
Pistas próprias para a circulação de bicicletas, separadas do tráfego de veículos e da calçadas.
 
 
 Ciclofaixas:
Faixa exclusiva destinada à circulação de bicicletas, utilizando parte da pista ou da calçada.
 
 
Ciclorrotas:
Locais sinalizados pela CET como melhores caminhos para se trafegar com sua bicicleta. São ruas mais tranqüilas com relação às avenidas principais, que priorizam o uso das bicicletas.
 
 
Faixas compartilhadas: 
Faixa que permite a circulação compartilhada de bicicletas com o trânsito de veículos motorizados ou pedestres.


 
 
Bicicletários: espaço público ou privado destinado ao estacionamento de bicicletas por períodos de longa duração.
 
 
Paraciclos: espaço em via pública destinado ao estacionamento de bicicletas, por períodos de curta e média duração.
 

 

Clique para conhecer os espaços destinados à circulação de bicicletas na cidade de São Paulo 

 

 

sicak video

film izle

sicak video

Film izle

film izle