Bilhete Único
Tags: Idosos Mulheres Portadores de Deficiência São Paulo

bilheteunico

 

O Bilhete Único é um cartão que, a partir da inserção de créditos, dá ao usuário o direito de fazer viagens  em ônibus municipais, trens ou metrô. A cada viagem é descontado um valor específico do bilhete. O valor diferencia-se dependendo do tipo de bilhete e do transporte escolhido. 

Ao unificar os bilhetes dos meios de transporte públicos na cidade de São Paulo, o Bilhete Único auxilia na locomoção e na integração entre os veículos coletivos, principalmente no que diz respeito ao valor das passagens. Além disso, o Bilhete Único é uma via utilizada para a disponibilização de possíveis benefícios para a população, como por exemplo, as cotas especiais para idosos, estudantes, pessoas com deficiência, entre outros programas que necessitam de averiguação e cadastros na Prefeitura de São Paulo.

Para administrar o Bilhete Único, a Prefeitura de São Paulo, conta com a SPTrans, que administra todas as linhas da cidade partindo das diretrizes municipais.

 

 

Bilhete Único Comum


O Bilhete Único Comum pode ser adquirido por qualquer cidadão. O primeiro bilhete único é gratuito, sendo necessária, porém, uma primeira recarga obrigatória de R$ 5,00. Para obtê-lo pode-se retirá-lo em  lojas físicaspostos autorizados da SPTrans e pontos de venda diversos, como lotéricas, padarias, entre outros. 

 

O Bilhete Único dá direito a:

  • Até 4 viagens de ônibus com o preço de uma tarifa de ônibus, no espaço de 3 horas; ou
  • Até 4 viagens, sendo 1 de trem e/ou metrô e as outras 3 de ônibus, no espaço de 3 horas (a integração com metrô e trem precisa ocorrer nas 2 primeiras horas), com o preço de um tarifa de integração; ou
  • 1 viagem de trem e/ou metrô, com o preço da tarifa de trem/metrô.

 Voltar ao topo 

Bilhete Único Especial

  

  • Idosos

O bilhete único especial para idosos permite a passagem gratuita em transporte público municipal (ônibus e micro-ônibus), mas não no metrô e em trens da CPTM. Para utilizá-lo é preciso ter 60 anos ou mais, no caso das mulheres, e 65 anos ou mais, no caso dos homens. 
Para obtê-lo é necessário comparecer em uma subprefeitura próxima a sua residência, das 8h às 16h, levando: Carteira de Identidade – RG (original e cópia)Comprovante de residência recente (original e cópia), com no máximo 6 meses (exemplo: conta de água, luz, telefone ou outro documento de comprovação). 

É preciso que o idoso vá pessoalmente ao posto de atendimento. 

Recarga: como o idoso possui passagem gratuita, não é necessário fazer recarga.

Voltar ao topo 

  • Pessoas com deficiência

O bilhete único especial para pessoas com deficiência permite passagem gratuita tanto em transporte municipal (ônibus e micro-ônibus) quanto em transporte metropolitano (metrô e trens da CPTM). Para obtê-lo é preciso comparecer a um dos 17 postos especiais da SPTrans de segunda a sexta, das 8h às 16h. É necessário levar:

  • Carteira de Identidade (ou Certidão de Nascimento, no caso de menores de idade sem RG),
  • Comprovante de residência recente, com no máximo 6 meses (exemplo: conta de água, luz, telefone ou outro documento de comprovação com CEP),
  • Laudo médico válido por 60 dias, que deve conter o selo da SPTrans e ser retirado em uma Unidade de Saúde do Município de São Paulo ou em outras entidades credenciadas.

Voltar ao topo

  • Acompanhantes de pessoa com deficiência

O titular (pessoa com deficiência) tem direito a cadastrar até quatro acompanhantes que terão gratuidade no transporte, desde que estejam junto à pessoa a qual acompanham durante a viagem. 

Até os 12 anos, a criança tem direito de ter um acompanhante ao seu lado. Após essa idade, a necessidade de um acompanhante será avaliada dependendo da deficiência existente. Para que o acompanhante tenha direito ao benefício é necessário que durante a entrega da documentação, no Posto de Atendimento, o interessado informe o nome de até quatro acompanhantes, para que, caso seja constatada a necessidade, estes nomes sejam utilizados para a realização do cadastro.

A gratuidade sem a presença do titular só será válida para pais e responsáveis legais caso a criança com deficiência esteja regularmente matriculada em uma das unidades de ensino localizadas no Município de São Paulo e cadastrada na SPTrans. Os horários de uso são estabelecidos de acordo com o período de permanência escolar do titular.

Clique aqui para acessar diretamente o site da SPTrans.

Recarga: como a pessoa com deficiência possui passagem gratuita, não é necessário fazer recarga.

Voltar ao topo 

  • Gestantes

O bilhete único especial para gestantes permite que a gestante (a partir do 5º mês de gestação) embarque e desembarque pela porta dianteira do ônibus através da apresentação do bilhete único e do pagamento da tarifa através do mesmo.  

Para obtê-lo é necessário comparecer em um dos 17 postos especiais da SPTrans, de segunda a sexta, das 8h às 16h, munida de RG (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia) e atestado médico que indique o período de gestação (original e cópia).

Clique aqui para saber qual posto especial fica mais perto de você.
Recarga: Clique aqui para conhecer os postos autorizados e aqui para saber de outros pontos de venda. 

 Voltar ao topo

  • Obesos

O bilhete único especial para obesos permite que o embarque e desembarque do ônibus aconteça pela porta dianteira mediante a apresentação do bilhete único especial e o pagamento da tarifa através do mesmo. Têm direito ao bilhete único para obesos aqueles que apresentarem IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 39,9. Não é necessário laudo médico para comprovar o IMC, o cálculo é realizado no próprio posto de atendimento.

Para obtê-lo é necessário comparecer a um dos 17 postos especiais da SPTrans, de segunda a sexta, das 8h às 16h, munido dos documentos pessoais.
Clique aqui para saber qual posto fica mais perto de você.

Recarga: Clique aqui para conhecer os postos autorizados.

Voltar ao topo 

Bilhete Único do Estudante

 

O bilhete único de estudante é concedido a alunos matriculados em instituições reconhecidas pelo MEC (superior, técnico, médio, fundamental e profissionalizante) que moram a uma distância superior a 1km do local de ensino. Para obtê-lo é necessário pedir à sua Unidade de Ensino que envie seus dados para a SPTrans. Para saber se ouve aprovação dos dados ligue 156. Se tudo estiver certo, basta se dirigir a um dos postos autorizados da SPTrans com uma foto 3x4 recente e a quantidade de dinheiro necessária para pagar a taxa pelo bilhete. É possível solicitá-lo também através de uma loja virtual

O bilhete único será enviado em cerca de 20 dias para sua unidade de ensino e lá você poderá retirá-lo. 

Clique aqui para saber mais.

Voltar ao topo 

Bilhete Único Mãe Paulistana

 

O bilhete único Mãe Paulistana é concedido a todas as gestantes que estiverem cadastradas nas UBS - Unidades Básicas de Saúde e que sejam beneficiadas pelo programa Mãe Paulistana da Secretaria Municipal de Saúde. O bilhete permite gratuidade em ônibus, micro-ônibus, metrô e CPTM para as gestantes que são acompanhadas pelo pré-natal da rede municipal. Dessa forma, as gestantes podem comparecer a exames e consultas de maneira facilitada. Para obtê-lo basta solicitá-lo em uma UBS. 

Clique aqui para saber quais UBS aceitam este serviço. 

É a Secretaria Municipal de Saúde que define os créditos que serão concedidos à gestante. 

Veja também o artigo do Guia de Direitos que fala sobre o Mãe Paulistana.

Voltar ao topo 

Vale Transporte

O bilhete único Vale Transporte é concedido a alguns trabalhadores pela empresa em que eles trabalham. Esse bilhete permite que um trabalhador faça, em um período de 2 horas, quatro viagens ao preço de uma. Para fazer uso de um mesmo cartão, no mesmo veículo, é necessário aguardar 30 minutos, após a passagem pela catraca.

Não importa o regime de contratação do trabalhador (CLT ou Estatuto): todos tem direito ao bilhete único de vale transporte.

Clique aqui para saber mais sobre o direito ao Vale Transporte.


Veja também quais são os demais direitos do trabalhador.

 

 Voltar ao topo

Bilhete único Amigão
 

O Bilhete Único Amigão é uma forma de aproveitar os domingos e feriados gastando apenas uma tarifa. São até 4 viagens de ônibus em 8 horas aos domingos e feriados, pagando uma passagem. Para ter acesso ao Bilhete Amigão, o usuário terá de utilizar o Bilhete Comum com uma recarga mínima referente a 4 viagens. 

 

 Vale lembrar que, dentre as quatro viagens possíveis, o usuário poderá escolher apenas uma viagem de Metrô ou CPTM (além das outras 3 viagens de ônibus). Além disso, caso o usuário opte por utilizar CPTM ou Metrô, será descontado o valor de integração entre os mesmos e as linhas Municipais de ônibus.

  

Clique aqui para saber um pouco mais como funciona o serviço e aqui para ver as opções de cultura lazer na cidade de São Paulo.

Voltar ao topo 

Bilhete único para Policiais Militares e Guardas Civis Metropolitanos Fardados

Para garantir a isenção da tarifa nos ônibus municipais, os policiais militares e guardas civis metropolitanos fardados não precisam de cartão, basta que se identifiquem junto ao motorista.

 Voltar ao topo

Bilhete único para carteiros


Para garantir a isenção da tarifa nos ônibus municipais, os carteiros uniformizados em serviço não precisam de cartão, basta que se identifiquem junto ao motorista.

 

 

 

sicak video

film izle

sicak video

Film izle

film izle