Identificação de problemas relacionados a deficiência física ou mental

Para identificar a existência de uma deficiência física ou mental, é necessário que pais e professores estejam de olho no desenvolvimento da criança. O diagnóstico precoce pode auxiliar na escolha do tipo de escola que será conveniente para um melhor desenvolvimento tanto social, quanto acadêmico do aluno.

Apesar do diagnóstico necessitar de uma avaliação médica, indícios podem levar os responsáveis à procura de um especialista. Dentre os mais diversos sinais que podem ser captados por aqueles que estão próximos à criança, encontram-se:

 

  • Dificuldade de expressão verbal;
  • Dificuldades motoras;
  • Atraso no desenvolvimento corporal;
  • Dificuldades de aprendizagem que se evidenciam em relação aos colegas de classe, ou crianças que possuam a mesma idade.

 

Para diagnosticar qualquer tipo de deficiência, é necessária a avaliação de um especialista! Qualquer dificuldade motora ou psicológica pode estar relacionada, também, ao ritmo individual de aprendizagem da criança. Nesses casos, o melhor que se tem a fazer é tentar compreender o motivo pelo qual a criança vem demonstrando determinadas dificuldades. Portanto, caberá ao pediatra encaminhar para uma possível orientação de psicólogos, fonoaudiólogos ou fisioterapeutas. É importante procurar uma unidade de saúde para que seja feito o encaminhamento para serviços que ofereçam avaliação funcional e de reabilitação, quando necessário.

 

Nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), os pediatras encaminham os casos às unidades que possuam atendimento de especialistas tais como:

 

 
 Núcleos Integrados de Reabilitação – NIR

Os núcleos Integrados de Reabilitação realizam prevenção, orientação familiar, prescrição, acompanhamento e fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Qualquer pessoa que necessite de reabilitação pode ser atendida no NIR desde que tenha sido encaminhada por um médico de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

 


Endereços NIR

 

 
 Núcleos Integrados de Saúde Auditiva- NISA

Os NISA são núcleos especializados em saúde auditiva que atuam na área de diagnóstico e tratamento fonoaudiológico. Para ter acesso ao núcleo é necessário um encaminhamento de uma UBS, ou seja, é necessário que a criança tenha recebido atendimento pediátrico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

 


Endereços NISA

 

 
  CAPS

No estado de São Paulo, para diagnosticar doença mental, o SUS disponibiliza o CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), que tem por objetivo o diagnóstico, tratamento e inserção do indivíduo à sociedade. O atendimento pode ser feito através do encaminhamento de um pediatra, ou diretamente em uma unidade do CAPS.

Para que o agendamento da consulta seja realizado, é necessário que se leve a uma unidade do CAPS os seguintes documentos:

  • Cartão SUS (caso já o possua);
  • RG ou Certidão de Nascimento (da criança e de seu responsável legal).
 

 

Endereços CAPS

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/saudemental/CAPS_end.pdf

 

sicak video

film izle

sicak video

Film izle

film izle