Afogamento

voltar

Afogamento é a asfixia (impossibilidade de respirar) provocada por aspiração de líquidos que entopem o aparelho respiratório.

 

A temperatura do corpo pode baixar (hipotermia), pode haver enjôo, vômito, tremores, dores de cabeça, mal estar, cansaço, dores musculares (principalmente no abdômen). Em casos especiais pode haver parada respiratória, ou ainda uma parada cardiorrespiratória.

 

O que fazer?

Quem presta socorro deve evitar entrar na água e sim procurar lançar ao alcance da vítima algum objeto que a ajude a boiar, ou se apoiar; só então é seguro se aproximar dela, deixando sempre um braço livre para o nado e utilizando o outro braço para manter o queixo da vítima fora da água, apoiando seu peito. O socorrista não pode permitir que a vítima o agarre.


Após o resgate, os procedimentos são:

  • Acalmar a vítima, fazê-la descansar e aquecê-la substituindo as roupas molhadas por secas, oferecendo-lhe casacos, cobertores e bebidas quentes.

  • Mantenha a vítima deitada de costas, vire sua cabeça ou todo o corpo de lado para que não ocorra aspiração de líquidos.

  • Em vítimas que não estão respirando, fazer a respiração boca a boca.

 

sicak video

film izle

sicak video

Film izle

film izle